Skip to content Skip to footer
#wiki

Entenda o enativismo

O Enativismo é uma teoria que vem ganhando cada vez mais destaque no campo das ciências cognitivas. Ela considera que a cognição é uma interação ativa do organismo-meio que se caracteriza por produzir um mundo, ou, na terminologia enativista, trazer à tona um mundo.

Veja também capítulo Enativismo: uma introdução ao seu contexto, fundamentos e vertentes, por Vitória Biscaro Coelho e Nara Miranda de Figueiredo:

Grupo Cognição & Linguagem UFSM - Enact - Nara Figueiredo
Grupo Cognição & Linguagem UFSM - Enact - Nara Figueiredo
#texto

O que as plantas dizem

Seu cérebro não é a fonte da cognição, mas então o que é? Para entender como a mente humana funciona, Paco Calvo começou a estudar o comportamento das plantas e sugere que elas são “organismos cognitivos dotados de memórias, percepções e sensações, capazes de aprender com o passado e antecipar o futuro, capazes de sentir e experimentar o mundo.” (Gefter)

Texto completo de Amanda Gefter, esclarecendo como é possível conceber a cognição sem atribuí-la apenas ao cérebro:

Tradução de Vitória Coelho, Paulo Figueiredo e Nara Figueiredo

#tradução

Laboratório Portátil

O Laboratório Portátil, foi uma obra artística participativa de Francisco Varela em forma de um texto de uma página. Ela oferece visibilidade a três caminhos possíveis de investigação da experiência subjetiva em primeira pessoa: o introspeccionismo, a fenomenologia e as tradições contemplativas.

Emiliano Kelm, Paola Mantovani e Nara Figueiredo oferecem uma explicação sobre esses caminhos em sua tradução situada.

Grupo Cognição & Linguagem UFSM - Enact - Nara Figueiredo
#enact

Conteúdos

Nesta seção compilamos materiais e artigos científicos relevantes. Alguns foram produzidos por membros do projeto e outros são de autoria de outros pesquisadores que trabalham com temas afins. Alguns estão em língua portuguesa, outros em língua inglesa.

Materiais de apoio